Como
o próprio nome sugere, o site de relacionamentos, desenvolvido pela
empresa local 3it Systems, carrega em si referências explícitas ao
Facebook, mas é nas particularidades e no vínculo da comunidade feirense
que a rede tem causado furor na cidade.
“Eu
não imaginava que nada mais pudesse ser criado de novo nessa área. Mas
eu queria fazer algo que chamasse a atenção. Então, veio a ideia de
criar uma página da nossa cidade, para que o nosso povo usasse e se
conhecesse”, diz o Zuckerberg de Feira, que prefere não se identificar.
O
idealizador, formado em Sistema de Informação pela Unisa (Universidade
Santo Amaro - SP), conta que foi se inspirando nos grandes nomes da
web, como Bill Gates, e na necessidade de participar de alguma maneira
desse movimento global.
“Trabalhava
em um escritório financeiro. Saí para fundar um negócio próprio, no ano
de 2009. Quando vi o filme a Rede Social foi definitivo. Como sou
cristão, pedi muito a Deus. Aí o Feirabook nasceu no dia 6 de março de
2012 e, nesta semana, iniciamos a nossa divulgação. Está sendo
maravilhoso o retorno”, diz.
Desde
o começo da rede, foram mais de 3.600 visualizações e abertura de 300
novas contas. O número é pequeno se comparado aos mais de 800 milhões do
Facebook, mas passa longe de ser irrelevante. “A questão é que nosso
foco são os feirenses. Você pode ter 900 amigos no Face, mas fala,
convive e vê poucas pessoas. Seus amigos mais íntimos, seus vizinhos,
colegas de trabalho. Todos vivem na mesma cidade. E juntamos isso nesse
grupo menor”.
Para
fazer parte da nova onda, o procedimento é similar ao das outras redes:
e-mail, senha, dados pessoais, enfim, um cadastro básico.
Quem
não reside na Princesa do Sertão também pode participar. É que o autor
do Feirabook quer que sua rede funcione pelo mundo virtual afora ligando
usuários que possuam qualquer vínculo e/ou interesse com o município.
Diferenças
Uma
das diferenças mais visíveis, depois de criado o perfil, é a Timeline.
No lugar das informações exclusivas dos amigos/contatos adicionados,
aparecem as atualizações de todos os participantes das redes: álbuns,
fotos, comentários, o famoso “curtir”, interações. Se quiser mais
privacidade (a política de privacidade é, inclusive, livremente baseada
na do Facebook), o usuário precisa configurar a página pessoal.
Outra
diferença é a parte dos classificados. Qualquer feirense pode expor
seus produtos, adquirir outros e vender serviços sem cobrança. O
usuário também pode fazer o upload direto das músicas que costuma ouvir
para a página pessoal, deixá-la armazenada e acessível. A rede é
integrada ao Facebook, possibilitando ao usuário que já possua uma conta
na “rede-mãe" se conectar diretamente.
É
possível também votar nos perfis considerados “mais influentes”, o que
gera uma visibilidade extra ao internauta, e também criar os famosos
grupos/comunidades. A mais comentada, até o momento, é a Nerds e Geeks
FSA, com oito membros, destinada aos jovens feirenses com “mais 20 anos
que ainda moram com a mãe, são loucos por videogames, desenhos animados,
e tecnologia”.
Informações do Correio.
Informações do Correio.
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