31 de maio de 2011

Baixa Grande – Ponto de Cultura realiza noite Cultural em Mandacaru


Na noite de sábado, 28 de maio, o Ponto de Cultura Renovando a Cultura Cultural se faz, realizou uma noite cultural no Povoado de Mandacaru, a 26Km da Sede.O evento foi um pedido do Grupo Musical Swing dos Boys que em parceria com o Ponto de Cultura pôde animar dezenas de pessoas do povoado e comunidades vizinhas.
O Ponto de Cultura disponibilizou o aparelho de som, e o Grupo Musical cantou músicas gratuitamente. Em ritmo de são João o evento teve abertura com uma quadrilha infantil “Jardim de Flores”, depois as mulheres cantaram Roda e sambaram.Adernoel Silva juntamente com a Banda Swing dos Boys, fez com que a população caísse na dança. Cantando músicas de seu repertório, podendo agradar a diversos gostos, desde o estilo de vaqueiro, forró, lambado e o arrocho. Edson Lima finalizou os trabalhos da noite com Voz e Violão.
O Ponto de Cultura de Baixa Grande tem como proponente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tem como finalidade a Renovação das culturas que marcaram época em Baixa Grande. No próximo dia 22 o Ponto estará realizando um concurso de quadrilha e nos dias 24, 24, 26 e 26 de agosto, estará realizando a II Semana de Cultura de Baixa Grande.
Por: Ediomário Catureba

30 de maio de 2011

1º SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE MEIO AMBIENTE SERÁ DIA 03 DE JUNHO EM BAIXA GRANDE

“Degradação Ambiental: O uso indiscriminado de agrotóxico”

 No dia 03 de junho em Baixa Grande, estará acontecendo o 1º Seminário regional sobre Meio Ambiente, o qual terá como tema central “Degradação Ambiental: O uso indiscriminado de agrotóxico”. A proposta inovadora do evento sugere que cada município prepare 05 minutos de apresentação, oportunidade que poderão denunciar todos os problemas ambientais mais pertinentes.
Programação do Seminário de Meio Ambiente – Uso indiscriminado de agrotóxicos e degradação ambiental. Dia 03 de junho de 2011 no CTL – Centro de Treinamento de Lideres de Baixa Grande. O objetivo é criar alternativas para a atividade econômica da agricultura familiar na região sem degradar o meio ambiente, construindo alternativas agroecologicas. 


08: 00 h-Mística e apresentação

09: 00 h-Apresentação do diagnostico da agricultura camponesa e denunciar as ameaças provocadas pelos grandes projetos, monocultura, agrotóxicos e mineração (05 minutos por município)

10: 30 h-Código florestal (CESE)

11: 30 h-Infrações ambientais e ação do ministério Público (Ministério Público)

12: 00 h-Almoço

14: 00 h-Trabalhlo em grupo:Poder publico

 15: 00 h-Plenária, debate e encaminhamentos

16: 00 h-Encerramento

 Frente às colocações dos palestrantes e inquietações do público presente:- Destacar os pontos mais significativos;
- O que precisa ser aprofundado e denunciado?
- Que propostas concretas temos para encaminhar? São perguntas norteadoras para o trabalho de grupo.
Redação: Gidailma Souza

Baixa Grande – Tidinho do Jegue visita a Baixa Grande FM


Na tarde de quinta-feira,26 de maio,a Rádio Comunitária Baixa Grande FM recebeu a visita de Tidinho do Jegue.
O varzeapocense Erotildes Nunes Cunha, ficou conhecido nacionalmente após sua participação no Quadro “Se vira nos Trinta”,chamado de Zoologico humano,Tidinho imitas diversos animais.
Erotilde trabalhou 30 anos como funcionário da prefeitura,hoje aposentado,ele curte a vida fazendo o que gosta,“Imitando animais”.
Durante 15 minutos houve um bate papo no Programa Tarde Livre.O Locutor Florivaldo Campos procurou saber sobre sua vida antes e após sua participação no quadro do Domingão do Faustão.Durante a entrevista os ouvintes ligaram pedindo que Tidinho imitasse diversos animais.
Acompanhado de sua filha caçula Tais, Tidinho imitou vários animais,e falou o quanto sente prazer em fazer  isto, em bares, praças, rádios, TVs, etc.
Para ele valeu muito sua participação,mesmo que não tenha ganhado o prêmio de R$ 15.000,00,com o com o cachê recebido pode comprar sua moto nova.
Tidinho comentou ainda no bate-papo que no segundo semestre estará participando de diversos programas de TV.      Ouça o áudio da entrevista

www.baciadojacuipe.com.br
Ediomário Catureba
Tidinho imitando sons de animais

Tidinho e a filha Taís

Ediomário,Florivaldo Campos,Taís e Tidinho do Jegue

Taís,Tidinho e Florivaldo

28 de maio de 2011

Flagrante no Calçadinho de Odon, centro da cidade


Um leitor do ARNALDOSILVARADIALISTA.COM enviou foto da camionete estacionada nas dependências do  Calçadinho de Odon para realizar a entrega de um guarda-roupa. Observe no poste a placa indicando proibido estacionar, mesmo assim o motorista invadiu o espaço destinado unicamente para a circulação de pedestres.
O flagrante registrado com muita precisão mostra a falta de educação e desrespeito ao patrimônio público. Nesse mesmo espaço é flagrado constamente a circulação de motociclistas, bicicletas... Um outro fato são os bancos destruídos por vândalos, um ato que além de causar prejuízos aos cofres públicos, comprometeu a arquitetura da obra. Vale ressaltar que já faz um bom tempo que os bancos foram destruídos e nada da administração municipal cuidar em devolvê-los à população. Quando os bancos foram quebrados Itamar ainda era prefeito da cidade, de lá pra cá, ocupou a cadeira de prefeito, João do Couro e agora a prefeita Lydia que também não sinalizou ainda quanto à reposição dos bancos no Calçadinho. 
A referida obra só foi construída em decorrência de cobranças de moradores e comerciantes através do Contorno nos Bairros, um dos maiores projetos sociais criados em Capim Grosso nos últimos 10 anos, que por várias vezes esteve ouvindo a população reivindicar da administração municipal que resolvesse o problema dos esgotos que corriam a céu aberto no hoje Calçadinho de Odon. As muitas reclamações resultaram nessa obra que além de resolver o problema dos moradores e comerciantes, embelezou o centro da cidade proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas.
O flagrante do leitor que mostra o veículo invadindo o Calçadinho como se fosse a garagem de uma casa é a prova cabal que muitas pessoas ainda não apreenderam a valorizar o que é construído na cidade. Independente de quem tenha feito a obra, é de obrigação da população preservar, cuidar, tratar com carinho como se fosse um objeto de valor da sua casa.
Que a administração municipal tome as devidas providências para impedir que fatos dessa natureza voltem a ser registrados no Calçadinho de Odon. O trabalho de proteção aos bens públicos deve partir da administração, caso contrário o poder público decorrerá no mesmo erro de muitos “cidadãos” que só contribuem para a destruição da vida, das pessoas e suas conquistas. Texto: Arnaldo Silva/Foto: Leitor do blog.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mairi realizará várias atividades no dia 05 de junho.

No dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Mairi, com o apoio de outros órgãos, estarão realizando várias atividades.
Confira a programação:
Às 06h30min - Caminhada Ecológica saindo da Praça J.J. Seabra ao Monte Santa Cruz;
Café da manhã no Monte;
Plantio e distribuição de mudas;
E distribuição de sacolas retornáveis.
No dia 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Fonte:www.agmarrios.blogspot.com

27 de maio de 2011

Baixa Grande – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande inicia projeto Renasce Viração


Na noite do ultimo sábado, 21 de maio de 2011, o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grade, realizou uma noite cultural no Povoado de Viração, o evento contou com sambadores, grupo de Forró, Fogo Ardente, e grupo de rodas de mulheres.
Este é início do projeto Renasce Viração, com o grupo capelinha de São João, o projeto ganhou um Edital do BNB, com o objetivo de resgatar a cultura do Povoado de Viração.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

26 de maio de 2011

Encontro do Comitê Comunitário Ecológico




Na noite de segunda-feira, 23/05/11, aconteceu uma reunião do Comitê Comunitário Ecológico com os comerciantes locais para buscar uma solução de combate a poluição ambiental na cidade Baixa Grande. O debate teve como eixo central o uso abusivo das sacolas plásticas. Assim surgiram várias idéias, sendo uma delas o uso de sacolas retornáveis com intuito de diminuir o consumo de sacolas plástica.

Vamos entrar nessa luta.
Natureza é Vida!

Texto e Imagem: Brenner Macedo
Fonte:www.abreaspasnews.blogspot.com

24 de maio de 2011

1º Seminário Regional Sobre Meio Ambiente será dia 03 de junho em Baixa Grande-BA

Convite
O Comitê Ecológico Regional, vem através do presente convidar os/as representantes das Entidades ou Instituições, para participarem do 1º Seminário Regional sobre Meio Ambiente  com TEMA Degradação Ambiental (Uso Indiscriminado de Agrotóxico), que será realizado no dia 03 de junho de 2011, no CTL (Centro de Treinamento de Lideres) de Baixa Grande–BA. esperamos contar com a participação de todos/as.
Atenciosamente,
A Coordenação
Fonte: Bacia do jacuipe

Baixa Grande - A Quadrilha junina Vai Vai Sai da Frente

A Quadrilha junina Vai Vai Sai da Frente, já deu inicio aos seus ensaios e a Abre Aspas News, foi lá conferir.





A Quadrilha junina “Vai Vai Sai da Frente” é composta por 47 Jovens do grupos Teatral D’ Cara, Grupo Jovem Semeando a Liberdade, Oficina de Teatro do Ponto de Cultura e convidados.A Vai Vai Sai da Frente existe a 6 anos, levando alegria por onde passa.E esse ano de 2011 não vai ser diferente, com estréia dia 10 de Junho no Forróquial às 19:00h, na praça Manoel Ribeiro Soares em Baixa Grande – Ba.
A expectativa segundo Florivaldo Campos , um dos coordenadores dessa bela quadrilha , é continuar levando por onde passa alegria, entusiasmo, brilho e acima de tudo mantendo viva as tradições juninas e valorizando nossa cultura.
A “ Vai Vai Sai da Frente” é coordenada por Florivaldo Campos, Cristina Almeida, Jiva Leon e acompanhamento de Pe. Jeoval Rios. A madrinha dessa belíssima quadrilha é a primeira dama Alcidelita Oliveira Silva.

Texto e Imagem: Brenner Macedo

23 de maio de 2011

Baixa Grande - SICOOB Grande realiza curso na área de atendimento em parceria com o SICOOB central e o SEBRAE.

Nos dias 21 e 22 de maio o Sicoob Grande realizou em parceria com o Sicoob Central BA e o SEBRAE o Curso na área de atendimento. O curso teve a participação de funcionários e de entidades parceiras convidadas.
O foco principal foi abordar aprendizagens e foi destinado aos empresários/ gerentes, funcionários e diretores do sistema Sicoob e entidades afins.
“Entende se que o curso não é parte da metodologia formal, mas uma inovação visando manter o empresário ciente da repercussão da valorização do curso na vida profissional. Ele não é apenas um repasse de conhecimento e sim o início de aplicações que podem ser colocadas em prática pelo empresário e sua equipe no ambiente de trabalho”. Destaca Agatha Cotrufo Kuiper – Consultora.

O curso aconteceu através da parceria do Sicoob Grande com a Cooperativa Central e o objetivo principal foi a de qualificar seus funcionários, para atender melhor seus clientes”COOPERADOS”.
Participaram do curso 24 pessoas.
Na avaliação final vimos que todos que participaram agradeceu muito e saíram todos com o compromisso de por em prática em seu ambiente de trabalho.

 www.baciadojacuipe.com.br
Informações publicitária

GT de Comunicação poderá ser criado no Território da Bacia do Jacuípe

Foi realizado nesta sexta-feira o 1º Encontro de Rádios Comunitárias da Bacia do Jacuípe no Centro Cultural Lítero Recreativo 7 de Setembro.
A Rádio Comunitária Mairi FM organizou o evento que contou com a participação de representantes das Rádios Comunitárias de Quixabeira, Capim Grosso, Baixa Grande, Mairi e Pintadas.
Segundo o Presidente da Rádio Mairi FM o Sr. Manoel Carmo a intenção do 1º Encontro de Rádios Comunitárias foi estabelecer metas e buscar estratégias para unificar o processo de comunicação comunitária no Território da Bacia do Jacuípe.
 As facilitadoras Arlene Freire da cidade de Valente Coordenadora da Abraço Sisal e Naiara Silva da cidade de Feira de Santana representante do Programa de Comunicação do MOC no trabalho de grupo, levantou questionamentos sobre o que é comunicação, quais são os meios de comunicação existentes no território e quais caminhos seguir para fortalecer os meios existentes e melhorar esta comunicação.
Afonço-Mairi FM, Joilma e Juarez-Codes
 A presença do Sr. Juarez Secretário do CODES, a Srª. Joilma Rios Coordenadora do CODES e o Sr. Vandelson Gonçalves Coordenador do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe, falaram da possibilidade de criação de um GT de Comunicação, sendo um primeiro passo para que haja a troca de experiências de maneira mais concreta e dar suporte aos debates e as ações da comunicação abrangendo todos os veículos de informações.
 Vandelson Gonçalves-GT de Cultura, Walter-Quixabeira, Durvailton-Capim Grosso e Aécio Lima-Mairi 
Trabalho em Grupo
Trabalho em Grupo
Entrevista AO VIVO Mairi FM com Naiara do MOC
Da Redação: Notícias Mairi FM
Fotos: Ediomário Catureba

20 de maio de 2011

Baixa Grande – Moisés Batista necessita de sua ajuda

Moisés Batista está na luta pela sua recuperação desde o dia do acidente em 05/12/2009, e agora ficOU conhecendo o PROJECT WALK, na Califórnia, onde se trabalha para recuperar pessoas com Lesão Medular.S
Só que o custo é muito alto,em torno de US$ 55.000, que aqui no Brasil fica R$ 90.000,00.Um vídeo foi feito mostrando cenas o tratamento e recuperação do jovem.Vídeo este que  foi postado a 5 dias atrás e já foi assistido mais de 2000 vezes.
Não estão recebendo nada pelas vezes que o vídeo esta sendo assistidoe  precisam das doações de cada um.
O Project Walk é reconhecido internacionalmente como pioneiro no campo da Recuperação da Lesão Medular.Trabalha com o método Dardzinski que consiste em sessões de treinamento intenso, tentar reativar o sistema nervoso, com o objetivo de desenvolvê-lo em um sistema mais funcional. O programa combina atividades de fortalecimento para todos os músculos, trabalho de equilíbrio e exercícios de coordenação.
O jovem trabalhava em um projeto que evangelizava em área de riscos, cursava diversos idiomas com intuito de traduzir a Bíblia nos idiomas em que ainda não existem tradução, e exemplo de idiomas indígenas de algumas tribos africanas. No final de 2009 veio passar um período com seus familiares, onde sofreu m acidente próximo a cidade de Jacobina. A seguir dados para colaborar:

Caixa Econômica, nº do Banco 104, conta 12184-0, Agencia 3233, Operação 013, Moisés Cordeiro Batista

Mais informações acesse:
Blog: www.moisesbatista.blogspot.com 
MSN: moisesbatist@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/moisesbattista 
Facebook: http://pt-br.facebook.com/people/Mois%C3%A9s-Cordeiro-Batista/1665890220 

Jovem é morto a tiros em Ipirá

Mais um crime foi registrado pela Polícia Civil de Ipirá, na tarde desta quinta-feira (19) e deixou a comunidade temerosa. A vítima foi identificada como Fernando Bispo da Silva, que tinha 22 anos e morava no Loteamento Pedro Café.
Segundo a ocorrência policial, o jovem foi atingido com vários tiros na rua César Soares, naquele município.
O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, para ser necropsiado.
Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

Mairi - XVIII Feira do Licor

O arrasta-pé vai começar cedo na cidade de Mairi com a 18ª edição da Feira do Licor, evento tradicional que abre os festejos juninos na cidade. O evento conta com várias barracas e os mairienses e visitantes terão a oportunidade de experimentar o melhor licor da região e degustar os mais variados pratos típicos do período junino.

A festa acontece nos dias 03 e 04 de junho, na Praça J.J. Seabra, com as bandas Caciques do Nordeste, Canta + Eu e os grupos da cidade Um Desejo a Mais, Celso Nascimento e Jamerson e seus Teclados.

A Feira do Licor na cidade de Mairi foi criada em 1993 pela ex-primeira-dama da cidade, Heredil Carneiro, na época que seu esposo Deraldo Cedraz Carneiro foi prefeito da cidade. A festa cresce todos os anos e atrai cada vez mais um público diversificado.

18 de maio de 2011

I Encontro de Rádios Comunitárias da Bacia do Jacuípe será em Mairi dia 20 de maio

A Associação Comunitária de Mairi (Rádio Mairi FM 104,9) estará promovendo o 1º Encontro de Rádios Comunitárias do território da Bacia do Jacuípe, no dia 20 de maio (sexta-feira), das 9:00h as 16:00h, no Centro Cultural Sete de Setembro, na cidade de Mairi.
Os presidentes ou representantes de rádios comunitárias interessados a participar do evento, podem entrar em contato pelos telefones (74) 3632-2020 ou 9971-4067 e se preferir, pode enviar um e-mail para: afonsomairi@hotmail.com
Objetivo: Democratização da comunicação na Bacia do Jacuípe.
Clique Aqui para conferir
 

16 de maio de 2011

Resultados dos Campeonatos da Região

Mundo Novo 
Copa da Amizade do Umbuzeiro 
Sábado, dia 14 de maio
Umbuzeiro 2x1 Mundo Novo

Baixa Grande 
Campeonato Society da Pecuária 
Final dos Coroas Bons de Bola
Domingo, dia 15 de maio
Pé Mole 2x1 Vitória
Pé Mole Campeão

Ipirá  - Campeonato Municipal
Domingo, dia 15 de maio
Primeiro Jogo da Final
Independente 3x1 Vila Nova

Serrolâdia - Campeonato Municipal
Domingo, dia 15 de maio
Primeiro Jogo da Final
União Real 1x2 Boa Vista
Baixa Grande  - Campeonato Rural
Domingo dia 15 de maio
Consolo 0x0 Italegre
 Massaranduba 0x0 Joeli 
Lagoa do Mamão 2x1 Baliza 
Lagoa Nova 1x0 Boa Vinda
Lagoa Queimada w x o Viração
A equipe da Viração chegou atrasada e perdeu o jogo por WO
Piritiba - Campeonato Minicipal
Domingo, dia 15 de maio
 Final Cruzeiro 1x1 Bahia do Andaraí
Nos Penaltis, o Cruzeiro venceu por 4 a 3 e conquistou o título
Capim Grosso - Campeonato do Jazidão
Sábado, dia 14 de maio
Serrano de Quixabeira 2x1 Verdes Mares
Valente - Campeonato Municipal
Sexta-feira, dia 13 de maio
Flamengo do Juazeiro 2x0 America de Valilâdia 

Sábado dia, 14 de maio
Bahia 3x2 Flamengo de Queimada do Curral

Domingo, dia 15 de maio
Minação 2x1 Cabochard

Redação: Agmar Rios e Tchuca Rios

Território - Mairi sedia II Encontro de Comunicação Digital da Bacia do Jacuípe

A cidade de Mairi recebeu no último domingo, 15 de maio, um importante encontro da comunicação digital do Território de Identidade Bacia do Jacuípe. Membros de diversos municípios marcaram presença, fator determinante para destacar a importância deste valoroso meio de comunicação.
O encontro denominado de 2º Encontro de Blogueiros do Território Bacia do Jacuípe contou com representações de Baixa Grande, Pintadas, Mairi, Várzea do Poço e Várzea da Roça, que na oportunidade destacaram o quanto o movimento tem crescido, principalmente por conta da metodologia implantada, a qual enfatiza o compartilhamento de informações.
Além disso a ocasião serviu para iniciar o processo de criação de uma grande agência de comunicação no território, a qual deverá abranger não somente os blogs, mas também rádios, jornais, revistas e todas as formas de comunicação existentes nos 14 municípios da Bacia.
A agência irá certamente servir como ferramenta de formação das pessoas que atuam nos respectivos segmentos ao mesmo tempo em que será fator essencial para garantir a subsistência destes veículos de comunicação.
Ficou pré agendado para o mês de julho o I Encontro de Comunicadores do Território, o qual terá como sede a cidade de Pintadas. Além disso em junho será realizada uma oficina que terá como foco principal o compartilhamento de conhecimento, no desenvolvimento de blogs.
Blogueiros Presente:
Robert Sousa www.robertgomescr.blogspot.com

Texto: Edinei Nascimento (Portal Pintadas)
Fotos: Ediomário Catureba (Portal Bacia do Jacuípe)





Tidinho do Jegue se apresentou na Rádio Mairi FM imitando vários animais e pássaros

Aécio, Tidinho e Agmar Rios
Erotides Nunes Cunha, 65 anos, conhecido por Tidinho do Jegue, natural e morador da cidade de Várzea do Poço, esteve na tarde do último sábado, dia 14 de maio, nos estudios da Rádio Comunitária Mairi FM e deu entrevista ao locutor Aécio Lima, no programa Tarde Alternativa. Ele imitou vários animais e pássaros.
Tidinho do Jegue participou do quadro "Se vira nos Trinta" do Domingão do Faustão na Rede Globo no dia 1º de maio e ficou famoso. Ele deu um show imitando vários animais e pássaros, dentre eles, cardeal, sofrer, pássaro preto e Jegue.
Tidinho comentou que vai a Salvador se apresentar na TV Bahia e depois seguirá para o estado de São Paulo para se apresentar nos programas do Ratinho e de Silvio Santos no SBT, Gugu na Record e no Programa de Ana Maria Braga na Globo. Tidinho comentou que voltará a se apresentar no programa do Faustão da Rede Globo. Desta vez, ele fará uma apresentação imitando o urro de um Jegue. Segundo Tidinho, vai acontecer um desafio com um Jegue de verdade no palco do Programa do Faustão, se o Jumento urrar no momento da apresentação, ele ganhará um prêmio, e se o jegue não urrar, ele não ganhará nada.

Aécio Lima, Tidinho e Ediomário do Portal Bacia do Jacuípe
Redação: Agmar Rios
Fotos Ediomário Catureba
 Fonte:www.agmarrios.blogspot.com

14 de maio de 2011

Mairi sediará o II Encontro dos Blogueiros

Convite
Convidamos os blogueiros e blogueiras da Bacia do Jacuipe, interessados a participarem do segundo encontro de blogueiros no dia 15/05/2011 no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi, onde haverá diálogo aberto para dividir-mos experiências e idéias que possam ajudar na busca da nossa sustentabilidade. Fica aberto aqui o convite para quem desejar participar confirmando sua presença enviando o nome com o endereço do blog para o e-mail agmarrios@hotmail.com até 13/05/2011.

Local: Salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi
Cidade: Mairi BA
Horário: 9 horas

10 de maio de 2011

Território – 2 grandes passos na área de comunicação serão dados este mês

No próximo dia 15 de maio esta sendo realizado em Mairi o segundo encontro de blogueiros da Bacia do Jacuipe, a sua primeira edição foi promovido pelo Portal Bacia do Jacuípe, no dia 27 de março, o segundo esta sedo promovido pelo blogueiro Agmar Rios, espera a presença de cerca de 25 blogueiros. Uns dos temas a serem debatidos são: a qualificação e a sustentabilidade da categoria. E no dia 20 também de maio será realizado o primeiro encontro de rádios comunitárias do território, o encontro é promovido pela A Associação Comunitária de Mairi (Rádio Mairi FM) com o objetivo: Democratização da comunicação na Bacia do Jacuípe.
Para anotar:

II Encontro dos Blogueiros da Bacia do Jacuipe
Data: 15/05/2011
Local: Salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi
Cidade: Mairi BA
Horário: 9 horas

I Encontro de Rádio Comunitárias da Bacia do Jacuípe
Data: 20/05/011
Local: Centro Cultural Sete de Setembro
Cidade: Mairi BA
Horário das 9:00h as 16:00h

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba 

Baixa Grande – Urgente! homem desaparecido

Luiz Carlos Pinho de Oliveira está desaparecido desde a última sexta-feira, 06 de maio de 2011 na localidade de Lagoa do Terreiro - Zona Rural, da cidade de Baixa Grande - Bahia. Ele estava trajando calça jeans, jaqueta azul e tênis preto.
A Família pede que caso tenha alguma informação entrar em contato urgente, Toda família está aflita por informações!!!!
Caso alguém tenha alguma informação que possa ajudar, enviem email para: leidebailon@yahoo.com.br, ou pelos telefones: (71) 9999-0533; (71) 9267-6186.

Ele estava de moto por volta das 23:00 quando saiu com um outro rapaz de uma venda que tem lá. O rapaz confirma ter vindo com ele até metade do caminho, depois eles se separaram.

www.baciadojacuipe.com.br
Com informações recebida por email

9 de maio de 2011

Motos se chocam na cidade de são José do Jacuípe e condutores vão parar no hospital

Duas motos se chocaram na manhã deste domingo, dia 8 de maio, na cidade de São José do Jacuípe, por volta das 11h00mim e os condutores foram encaminhados para o hospital.
Joelson Souza Araújo, de 18 anos de idade, condutor da moto CG TITAN, cor vermelha, placa JOJ 9016, licenciada de Quixabeira e Aldo Brito da Cruz, de 23 anos de idade, condutor da moto HONDA FAN, cor preta, placa JRN 9603, licenciada de Feira de Santana, perderam o controle das motos e se chocaram na Rua Ramiro Grande, na cidade de São José do Jacuipe.
Joelson e Aldo foram socorridos para o Hospital Municipal e em seguida transferidos para o Hospital de Capim Grosso, e ainda não sabemos o estado de saúde dos jovens.
Joelson Sousa Araújo é natural do município de Várzea da Roça, filho do Sr.Jorge Santos Araújo e de Dona Vera Sousa Araújo da Fazenda Lameiro.
Aldo Brito da Cruz é filho do Sr.Nesivaldo e Dona Marielza, residentes na Rua Getúlio Vargas, em São José do Jacuipe. Segundo informações de populares, os jovens perderam o controle das motos e chegaram a se chocar.

Informações e fotos: Foguinho Eventos

Resultados dos Campeonatos da Região

Mundo Novo - Copa da Amizade
Sábado, dia 07/05
Oitava Rodada
Leônico Junior de (Varzea do Poço) 2x0 Piritiba Jovem
Serrolândia - Campeonato Municipal
Domingo, dia 08/05
Semifinal - Jogo de Volta
Maracujá 1x2 Boa Vista
Boa Vista está classificado
Finais: Dias 15 e 22/05
União Real x Boa Vista        
Ipirá - Campeonato Municipal
Semifinais - Jogos de Volta
Sábado, dia 07/05
Bahia 0x1 Vila Nova
Domingo, dia 08/05
Independente 2x1 União
Classificados: Vila Nova e Independente
Finais, dias 15 e 22/05, às 15h15min.
Baixa Grande - Campeonato Rural
Terceira Rodada
Domingo, dia 08/05
Joeli 0x0 Logoa Queimada
Italegre 1x0 Tabuleiro
Viração 3x0 Massaranduba
São José 0x0 Vitória (Umburana)
Baliza 0x2 Km 04

Redação: Agmar Rios e Tchuca Rios

6 de maio de 2011

BLOCO KBÇA DE MaÇÃ SERROLÂNDIA 2011

TRAZ A MELHOR DA BAHIA NOVAMANTE. INOVAÇÃO, CRIAÇÃO E BELEZA VOCÊ ENCONTRA NO KBÇA!!! COM SAIDDEY BAMBA ESTAMOS ESPERANDO DE BRAÇAOS ABERTOS.
 
AGUARDEM MAIS NOVIDADES ATÉ SEXTA FEIRA!!!!
Fonte: Serrofest
Arte: Foguinho Eventos
 
                            vai chorar her???                                                                                                      

5 de maio de 2011

Baixa Grande - Quadrilha Junina Vai Vai Sai da Frente: Inicia Ensaios.

Ontem dia 03 de maio de 2011 a Quadrilha junina Vai Vai Sai da Frente, deu inicio aos ensaios para as apresentações no São João 2011 no municipio e nas Cidades da Região. Com estreia dia 10 de Junho no Forróquial às 18:00h, na praça Manoel R.
Soares em Bx. Grande.
Composta por 47 Jovens do grupos Teatral D’ Cara, Oficina de Teatro do Ponto de Cultura, do Grupo Jovem Semeando a Liberdade e Convidados.
Quadrilha essa que já existe a 6 anos com muita Alegria e Energia Positiva, essa Equipe vem ao longo dos anos incentivando o desenvolvimento socio Cultural do Município e Região, Mantendo Viva a Beleza e a Tradição dos Festejos Juninos.
Sobre a Coordenação de : Florisvaldo Campos, Cristina Almeida e Jiva Leon.
“A minha expectativa para a Quadrilha esse ano é que possamos levar alegria para todos por onde passarmos, com o objetivo de incentivar e manter as Tradições Juninas mais do que nunca viva em em nossa Região especialmente em Bx. Grande” Comenta Florivaldo Campos
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba



2 de maio de 2011

Mairi sediará o II Encontro dos Blogueiros

Dia 15 de maio acontecerá o II Encontro dos Blogueiros da Bacia do Jacuípe. O evento será no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na cidade de Mairi.

O I Encontro aconteceu na cidade de Baixa Grande, 27 de março, e atendeu a expectativa dos participantes. Para os organizadores, a tendência do II Encontro é dobrar a participação e qualificar ainda mais a discussão sobre a sustentabilidade da categoria.

O Encontro será aberto aos interessados, mas os organizadores solicitam que os futuros participantes enviem seu nome, endereço do blog e cidade para o e-mail do blogueiro agmarrios@hotmail.com até 48h antes do evento.
Local: Salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi
Cidade: Mairi BA
Horário: 9 horas
 

Baixa Grande – Ponto de Cultura realiza Rodada Cultural em 2011

Em 2010 a cultura recebeu uma dose de ânimo através das “Rodas Culturais” realizada pelo Ponto de Cultura,"Renovando a cultura,Cultura se faz".A primeira rodada em 2010,foi realizado no Povoado de Viração.Durante o ano houve rodada cultural nos Povoado de: Santana, Lagoa do mamão, Tabuleiro, Italegre, Cancelas e Mandacaru. Na manhã de sexta-feira, 29 de abril o Ponto de Cultura realizou a primeira roda edição 2011, o evento aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agradeceu aos presentes pelo trabalho realizado na área da cultura, falou das oficinas que o Ponto esta realizando. Para dar abertura o evento, a animação ficou por conta do Grupo Musical de Mandacaru, Swing Boys, o Cantor Adernoel Silva, cantou diversas musicas, alguma de sua autoria e outras que fazem sucesso no momento. Alem de Adernoel a primeira roda contou com a presença do Grupo Fogo Ardente do Povoado de Viração e Sambadores de diversos povoados da cidade.
Em Breve será divulgada a agenda das próximas  rodadas.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

1 de maio de 2011

Baixa Grande – Blogueiro Fabrício Santana homenageia o Vereador Pedro pala passagem de seu aniversário

O Bloqueiro Fabricio Santana postou uma homenagem ao Vereador Pedro Lima Neto homenageando pela passagem de mais ano de vida, O Vereador Pedro é destaque no Partido dos Trabalhadores em Baixa Grande, por coincidência nasceu no dia em que é comemorado o dia dos Trabalhadores. Este ano o Vereador completa 50 anos de idade.
Amanhã, 1º de maio, é o dia do trabalhador. Mas, também, marca o nascimento de um das maiores pessoas que já conheci pessoalmente. São 50 anos de integridade, honestidade, simplicidade e humildade. Este grande companheiro de todos que se sentem oprimidos é uma das pessoas mais sensíveis às questões sociais e humanitárias.
Pedro Lima Neto, oriundo do povoado de Viração, sindicalista, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, atual presidente do Partido dos Trabalhadores de Baixa Grande, e vereador há quatro mandatos em nosso município.
Pedro do Sindicato, como é chamado, é uma das minhas referencias não só no PT, mas em todo o conjunto da sociedade. É uma daquelas pessoas que voce conhece na política, e com o passar do tempo, esta convergência ideológica vem para o campo pessoal. Torna-se, simplesmente, um amigo.
Pedro do Sindicato é um camarada não somente responsável para com as suas funções, um líder nato e um guerreiro lutador; mas é também uma pessoa descontraída, brincalhona, que gosta de uma boa piada, de estar entre boas pessoas e, sobretudo, uma pessoa generosa. Generosidade que hoje em dia está em falta em muitas pessoas. Mas que sobra nele. Ser generoso é compartilhar sonhos e lutas, é aglutinar e disseminar idéias, sintetizar as diversas opiniões, é ouvir e tornar todo o ambiente favorável à socialização do conhecimento. Isto, para mim, cabe na pessoa de Pedro do Sindicato.
Este é uma homenagem pública e, ao mesmo tempo, pessoal que divido com todos vocês.
Conheçam Pedro do Sindicato, ou humildemente falando, Pedro.
Feliz Aniversário e o espero ver com muita força e disposição em 2012.

Abraço do companheiro,
Fabricio Santana

Território – 2 Cidades do Território serão atendida pelo Sac móvel no mês de maio

O Sac Movel estará nas Cidade de Pé de Serra do dia 05 e 06 de Maio de 2011 na Praça Getúlio Vargas. E 17 a 19 de Maio na cidade de Riachão do Jacuípe, Aproveite para tirar seus documentos no sac movel, tais como: Emissão de Certidão de Nascimento; Emissão de Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física; Recadastramento de Pensionistas do Estado; Emissão de Antecedentes Criminais e Registro de críticas, denúncias, elogios, orientações,
reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba