31 de março de 2011

Baixa Grande - Reunião de agentes de pastoral do Zonal III

A reunião dos agentes de pastoral do zonal III da Diocese de Ruy Barbosa aconteceu no último dia  29 de março no CTL de Baixa Grande. O zonal III é formado pelas paróquias dos seguintes municípios: Baixa Grande, ipirá, Macajuba, Mairí, Pintadas, Várzea da Roça e Várzea do Poço e todas estavam presente.
O objetivo da reunião foi reunir os agentes,para estar fortalecendo como equipe, rever a caminhada e planejar ações conjuntas para melhor responderem a realidade e realizarem a missão em cada paróquias.
Foram partilhados temas,questionando como cada paróquia está concretizando a Campanha da Fraternidade 2011.
É costume da Igreja católica no tempo de quaresma refletir e trabalhar uma realidade concreta e desafiante, onde a vida está mais ameaçada. Neste ano o Tema é "Fraternidade e vida no planeta."
Os representantes da CPT diocesana estiveram ajudando  a perceber os desafios da região que são os grandes projetos, mineradoras e o agronegócio, com toda a degradação social e ambiental que estão causando nos municípios do semiárido. Também os lixões de cada cidade e outros.
As seguintes ações já estão sendo realizadas com o objetivo de solucionar ou amenizar o problema:
-Formação para os animadores das comunidades;
-Rreflexão nos grupos de famílias;
-Ttrabalho nas escolas com crianças, adolescentes e jovens, programas de rádios, denuncias de irregularidades, grupos ambientais, plantio de sementes e mudas;
-Reuniões com diversas autoridades municipais e religiosas e outras iniciativas de acordo com a realidade local.
Em conjunto pretende por em prática  as seguintes ações:
-Substituir as sacolas plásticas por sacolas de tecido;
-Substituir o detergente de lavar louça por sabão feito de óleo saturado;
-Compras diretas (Os alimentos que o agricultor produz é comprado para a merenda escolar e outros programas do município)
-Formação para a mudanças de atitude e cuidado da vida do planeta.

Os desmatamentos, as queimadas, os agrotoxicos, as mineradores são os grandes desafios por serem os maiores poluentes e destruidores da natureza e da pouca água da região, causando assim uma série de complicações para a saúde e a dignidade das pessoas. É necessário e urgente ações conjuntas para salvarmos a vida "pois sabemos que a criação inteira geme em dores de parto" Rm 8,22. "Se a terra morrer também morrerás, então viva e dixe vive". O Fundamental é mudarmos as nossas atitudes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário