31 de março de 2011

Baixa Grande-Paróquia realiza encontro e discute sobre a Campanha da Fraternidade 2011


Na noite da última quarta-feira 30 de março a paróquia N.Sª da Conceição, promoveu um reunião para discursão da Campanha da Fraternidade 2011.
O encontro foi aberto a toda população para estarem participando, discutindo e levando sua proposta. Houve a presença do diretor do Meio Ambiente; secretária de  educação; vereador; diretor de cultura, esporte e lazer; pastor; agente de endemias; juventude; padre; representantes de pastorais, entre outros. Todos com o objetivo de descobrir uma forma de  tentar diminuir os impactos  da destruição.
O tema da CF 2011 é Fraternidade e a Vida no Planeta  e o lema “A Criação geme como em dores de parto” (Rm 8,22) que trata sobre a questão ambiental, com grande foco nas mudanças climáticas.Reforçando que não é a primeira vez que temas envolvendo a natureza vem em pauta nas Campanhas.
De início as pessoas assistiram ao vídeo da CF, e logo em seguida o espaço foi aberto para que pudessem estar discutindo, e dando sua proposta. 
Foram sugeridas as seguintes propostas:
-Fiscalização para com o uso dos agrotóxicos ;
-Caminhada ecológica;
-Formação de agentes voluntários para estar combatendo a dengue;
-Realizar  mutirão de limpeza;
-Retomar ao plantio de árvores;
-Incentivar a população pra estar substituindo o uso de sacolas plásticas pelas  de pano;
-Sentar-se com a CDL,pra estar educando aos donos de comércios a ser ecológicos,incentivando aos clientes a usar sacolas de pano e no ato das compras ganharem desconto;
-Incentivar aos donos de padaria a usarem filtros;
-Reciclagem;
-Aterro sanitário;entre outras.

Ainda no encontro  foi  formado a equipe para depois se reunirem e estar dando um pontapé, e colocar estar ações em práticas.

Várzea do Poço - Circo na Escola Recanto Colorido


Na culminancia da Escola Recanto Colorido cujo o tema foi O Circo, houve várias apresentações dos alunos para todos os pais e mães que ali estavam. Houve uma participação da palhaçinha Xika - Ciomária Alves- coordenadora de cultura, que por sua vez falou um pouco da importancia de se trabalhar arte nas escolas, dos projetos que a Secretaria de Municipal de Cultura vem desenvolvendo nesta área, contando um pouco da história do Palhaço Piolin e o dia do circo. As atividades seguiram por conta das professoras e alunos(as), deixando todos surpresos e felizes, pois cada apresentação arrancava da platéia muitas gargalhadas e aplausos.
Parabéns a toda equipe da Recanto Colorido pela valiosa iniciativa.




Baixa Grande - Reunião de agentes de pastoral do Zonal III

A reunião dos agentes de pastoral do zonal III da Diocese de Ruy Barbosa aconteceu no último dia  29 de março no CTL de Baixa Grande. O zonal III é formado pelas paróquias dos seguintes municípios: Baixa Grande, ipirá, Macajuba, Mairí, Pintadas, Várzea da Roça e Várzea do Poço e todas estavam presente.
O objetivo da reunião foi reunir os agentes,para estar fortalecendo como equipe, rever a caminhada e planejar ações conjuntas para melhor responderem a realidade e realizarem a missão em cada paróquias.
Foram partilhados temas,questionando como cada paróquia está concretizando a Campanha da Fraternidade 2011.
É costume da Igreja católica no tempo de quaresma refletir e trabalhar uma realidade concreta e desafiante, onde a vida está mais ameaçada. Neste ano o Tema é "Fraternidade e vida no planeta."
Os representantes da CPT diocesana estiveram ajudando  a perceber os desafios da região que são os grandes projetos, mineradoras e o agronegócio, com toda a degradação social e ambiental que estão causando nos municípios do semiárido. Também os lixões de cada cidade e outros.
As seguintes ações já estão sendo realizadas com o objetivo de solucionar ou amenizar o problema:
-Formação para os animadores das comunidades;
-Rreflexão nos grupos de famílias;
-Ttrabalho nas escolas com crianças, adolescentes e jovens, programas de rádios, denuncias de irregularidades, grupos ambientais, plantio de sementes e mudas;
-Reuniões com diversas autoridades municipais e religiosas e outras iniciativas de acordo com a realidade local.
Em conjunto pretende por em prática  as seguintes ações:
-Substituir as sacolas plásticas por sacolas de tecido;
-Substituir o detergente de lavar louça por sabão feito de óleo saturado;
-Compras diretas (Os alimentos que o agricultor produz é comprado para a merenda escolar e outros programas do município)
-Formação para a mudanças de atitude e cuidado da vida do planeta.

Os desmatamentos, as queimadas, os agrotoxicos, as mineradores são os grandes desafios por serem os maiores poluentes e destruidores da natureza e da pouca água da região, causando assim uma série de complicações para a saúde e a dignidade das pessoas. É necessário e urgente ações conjuntas para salvarmos a vida "pois sabemos que a criação inteira geme em dores de parto" Rm 8,22. "Se a terra morrer também morrerás, então viva e dixe vive". O Fundamental é mudarmos as nossas atitudes.




30 de março de 2011

Baixa Grande – Paróquia realiza missa com Sem Terras

 
A paróquia de Baixa Grande realizou na manhã do último domingo, 27 de março de 2011, uma missa no acampamento dos Sem Terras, a missa considerada eucarística, foi celebrada pelo Pe. Jeoval Rios.
A celebração contou com a participação de dezenas de famílias vinda de diversas localidades rurais e também da sede.
Foi um momento bastante animados, onde se refletiu sobre o valor e a dimensão espiritual (fé), como também da dimensão social, política e econômica (vida) “A luta pela terra é um direito de todos, por isso, lute, lute sem desanimar e conquiste esse direito que é seu”.
A importância de ligar fé a vida, a partir do Evangelho do dia que foi o da Samaritana, onde a palavra de destaque foi “Dá-me de beber”,ssim, como a Samaritana que foi ao poço a procura de água para saciar a sede, que vocês também vão e faça a mesma coisa, busque o poço, sacie a sede de justiça e de igualdade. Comenta Pe. Jeoval em sua celebração.





 

29 de março de 2011

Baixa Grande- Diretor do grupo D’Caras participa de encontro de teatro em Salvador


No último final de semana, nos dias 25 a 27 de março de 2011 a cidade de Baixa Grande representada pelo jovem ator e diretor do grupo teatral D’Caras Florivaldo Campos,participou em Salvador do 19º Cortejo performático,realizado pelo grupo de teatro de rua de Salvador 1º de Maio.
No encontro representantes de vários grupos teatrais  de cidades do interior marcaram presença.
-Florivaldo Campos-Grupo teatral D’Caras de Baixa Grande
-Carlos Alberto- Grupo teatral Bom’Nartes de Bonito
-Francisnaldo Silva- Grupo teatral Encenações da cidade de Morro do Chapéu
-Zélia Teresa- Grupo teatral Retalhos de Vida de Iraquara
-Ana Paula Araujo- Grupo teatral Acelesa de Souto Soares
-Stenio Erson- Grupo teatral Lamparinas do Sertão da cidade de Seabra
-Cáudia- Grupo teatral Arte em Cena de Itaberaba
O grupo percorreu as principais praças e ruas do centro histórico com o espetáculo “De quem é o filho de Maria” onde teve a presença da atriz Tina Taurer, ela que participou da 2º temporada de Ó Pai Ó, levando para as ruas a dramaturgia da arte cênica e a beleza colorida circense em comemoração do dia do Teatro  em 27 de março e aniversário de Salvador,criando assim um intercâmbio entre os grupos das cidades do interior do estado com as da capital.
Ainda na noite do dia 25, assistiram a um espetáculo de dança multimídia intitulado “Sorria você está na Bahia”, da diretora e coreógrafa Norma Santana.
No dia 26, pela manhã na cede do Teatro de Rua da Bahia no Pelourinho reuniram-se atores, produtores, diretores, autores dentre outros artistas de Salvador e do interior para discutirem políticas públicas voltadas para a arte popular e amadora da Bahia e o intercâmbio entre grupos e produtores culturais.
Logo após fizeram um passeio cultural pelo Centro Histórico de Salvador acompanhado de Ronaldo, guitarrista da Banda Eva, conhecendo assim mais da história dos cenários de grandes produções.
No período da noite participaram do projeto Espicha Verão 2011 na Ribeira com Carlos Pitta, Banda Mameto,A cor som com Armandinho ,Gerônimo e outras atrações  e no dia 27 show com Ivete Sangalo na cidade Baixa em comemoração ao aniversário da capital baiana.

Texto e fotos:Florivaldo Campos


Blogueiros da Bacia do Jacuípe se reúnem em Baixa Grande

Blogueiros ficaram animados com a discussão do Encontro
Blogueiros discutem políticas públicas para o setor

O I Encontro de blogueiros da Bacia do Jacuípe aconteceu na manhã de domingo, 27 de março, na cidade de Baixa Grande. Os blogueiros discutiram a importância de organizar a categoria e fortalecer a comunicação do território.

Representantes dos Municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço, Serra Preta, Pé de Serra, Mairi e Baixa Grande fizeram presentes. Para o organizador, Ediomário Catureba, “o primeiro encontro atendeu a expectativa, mas com certeza o segundo será bem mais representativo - avalia. O segundo encontro está previsto para o dia 15 de maio na cidade de Mairi.

Os blogueiros acreditam que a Rede Mundial de Computadores veio para transformar a comunicação na Bacia do Jacuípe. Tanto é verdade que o blog, administrado por Agmar Rios de Mairi, atingiu a marca de 100 mil visitantes e foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Baixa Grande. Para Rios, o que faz a evidência do blog é a atualização constante em tempo ágio.

Já Afonço – isso, com Ç, e Dea Vasconcelos trouxeram suas experiências de blogueiros associado a outras mídias, como a rádio comunitária, por exemplo. Para eles, a integração entre os blogs e outras mídias, em curto tempo, atingirão milhares de pessoas, o que ajuda decisivamente na formação de identidade da Bacia do Jacuípe. Mário Ângelo, morador de Bravo e representante de Serra Preta, colocou-se a disposição para sediar encontros e oficinas da categoria.

Críticas: Os blogueiros questionaram a pouca participação do setor nos recursos publicitários do Poder Público. “É preciso mais sensibilidade dos gestores públicos para investir nas novas mídias. Aqui em Baixa Grande, eu sou ignorado pelo prefeito Gilvan, embora divulgo gratuitamente muitas ações do Município” – analisa Ediomário.

Para os blogueiros, é preciso se organizar e citaram o Município de Pintadas como exemplo, responsável por boa parte de captura de recurso público. Os participantes desejam uma relação de igualdade entre todos e cobraram do Governo Estadual políticas públicas para o setor, principalmente agora que o Governador Jaques Wagner criou a Secretaria de Comunicação do Estado, onde Robinson Almeida é o titular da pasta.

Os blogueiros Aécio Lima (Mairi); Afonço Carneiro (Mairi); Agmar Rios (Mairi); Antonio Everaldo (Várzea da Roça); Dinialy Vieira (Baixa Grande); Edelmício Carlos (Várzea do Poço); Ediomário Catureba (Baixa Grande); José Ivo (Pé de Serra); Mário Ângelo (Serra Preta) e Ramon Cedraz (Várzea da Roça) acreditam que o passo para novos horizontes do setor foi dado e desejam que o II Encontro dos Blogueiros, 15 de maio, em Mairi seja um divisor de águas. 
Fonte: www.marioangelobarreto.blogspot.com
por Mário Ângelo Barreto
Fotos: Ediomário Catureba 


27 de março de 2011

Fundação CEFET realiza capacitação com Agentes de Ademias



Os candidatos aprovados e classificados para o cargo de Agente de Combate às Endemias (ACE) nos termos do Edital nº 001/2010 e retificações posteriores, da Fundação Cefet Bahia, para o município de Baixa Grande dentre outros, participaram nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 do curso de formação inicial e continuada com carga horária de 40 horas – requisito básico para o exercício da atividade.
Coordenado pela Fundação Cefet Bahia e ministrado pela Drª. Jaqueline Rodrigues Sousa Borges – Coordenadora de Vigilância Epidemiológica na 17ª DIRES, o curso aconteceu no Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet e contou com recursos como: aulas dinâmicas, teóricas, demonstrações praticas – através de apresentação pelos próprios alunos, os recursos audiovisuais também incrementaram as aulas, despertando a atenção e dispersando o cansaço da turma.
A participação de todos foi de suma importância na construção do conhecimento onde a cada tópico que o modulo apresentava a turma incrementava com suas idéias e relatos de fatos ocorridos e vivenciados. Durante os cinco dias de curso foi notada a interação e a integração de todos, surgiram novas amizades e aproximação de outras já existentes.
O curso finalizou na sesta feira à tarde com uma avaliação objetiva que visou à concretização de aprendizado da turma. Antes da avaliação todos se reuniram e fizeram suas considerações finais – momentos de agradecimentos – logo após as 16 horas começou a avaliação com duração de 50 minutos, o candidato deve ter aproveitamento satisfatório para conseguir a classificação – 75% da carga horária e nota seis na avaliação. O resultado será publicado em: www.fundacaocefetbahia.org.br.


www.baciadojacuipe.com.br
Por: Vandernei Almeida

25 de março de 2011

I Encontro de Blogueiro do Território Bacia do Jacuípe


Será realizado em Baixa Grande no próximo domingo 27, o I Encontro de Blogueiros da Bacia do Jacuípe, o encontro visa discutir forma de parceria e objetivos de blogs e sites. A iniciativa veio através conversas de proprietário de blogs e sites, todas as 14 cidades do território possui blogs, muitos deles com atualização diária, seus trabalhos já serviu de fonte para diversos sites e jornais tradicionais.
Presença já confirmada:
>Agmar Rios - Mairi www.agmarrios.blogspot.com
>Déa Vasconcelos - Várzea do Poço www.varzeacidade.blogspot.com
>Diniales Vieira - Baixa Grande www.dinialy.blogspot.com
>Ediomário Catureba - Baixa Grande www.baciadojacuipe.com.br
>Foguinho - Várzea da Roça www.foguinhoeventos.blogspot.com
>Mário Ângelo - Serra Preta www.marioangelobarreto.blogspot.com
>Ramon Cedraz - Várzea da Roça www.varzeaeregiao.blogspot.com
>Rildo Rios - Pé de Serra www.navozdaserra.blogspot.com
>Segube Almeida - Baixa Grande www.vozdoclarim.blogspot.com
>Rádio Mairi FM - www.radiomairifm.blogspot.com

O encontro será na Catu Informática, na Avenida 2 de julho, 565, em frente a secretaria de Educação.
Outros proprietários de blogs ficaram de confirmar suas presenças, outros não conseguimos encontrar em contatos, fica em aberto a participação de blogueiros responsável por blogs em qualquer uma das 14 cidades pertencente ao território.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Baixa Grande - Professor envia email questionando situação precária na educação do município


Não é possível que o piso salarial dos professores municipais de Baixa Grande seja chacoteado até pela imprensa falada e escrita de feira de Santana com os míseros 520 reais e, tem gente insana que defende isso, que professor tem que ganhar isso mesmo. O interessante é que nas campanhas para se apropriarem dos votos dos incautos ou oportunistas, se promete pelo menos os piso que hoje é de 780 reais, de acordo com a lei federal. O interessante que aparece num outdoor em penúltimo colocado.
E ai, será que as crianças, jovens e professores do nosso município merecem isso, as nossas escolas estão refletindo a forma como e educação é entendida e planejada. Por isso, estamos com o pior desempenho da região. Quando estudei e ensinei ai, perdíamos apenas para Ipirá. Fica uma indagação, será que estamos avançando? De que forma? Hoje, não temos escolas, as daqui de Feira de Santana e também de Salvador, estão repletas de alunos de Baixa Grande por falta de opção. E os pior, estes adolescentes, acabam não criando vinculo com a cidade e, jamais voltarão, porque os referenciais deles, não são mais dai.

Texto enviado por E-mail
Por: Carlinho Queiroz

24 de março de 2011

Baixa Grande - Vendaval castiga a cidade, gerando inúmeros prejuízos




Na última terça-feira, 22 de março, por volta das 18h, à cidade foi surpreendida por um forte vendaval, que apesar de não ter feito nenhuma vítima fatal, causou inúmeros prejuízos materiais.
A velha torre situada no mirante e que era até então responsável pela retransmissão dos canais de TV, Bandeirante e Aratu, não resistiu e foi ao chão.
Tivemos ainda os seguintes desabamentos: Muro do Colégio Roberto Santos, parede de um ponto comercial em construção na Avenida 2 de julho, construção na Rua Cosme e Damião. Queda do para-raio da casa lotérica.
Duas árvores antigas localizadas no antigo Estádio foram arrancadas pela raiz e três outras seriamente danificadas.
Diversas casas foram destelhadas causando pânico generalizado na população. A maior parte das ruas ficou inteiramente alagada ao mesmo tempo em que houve queda de fios de eletricidades em mais de um local.
Houve Black-out na cidade, das 18h até aproximadamente 22h quando a energia foi finalmente restabelecida, graças aos esforços dos plantonistas da fornecedora de energia.
A cidade ficou sem internet até o dia seguinte, sendo a mesma restabelecida a partir das 12h. Até o presente momento, não tivemos o restabelecimento dos sinais de TV, por consequência da manutenção da torre avariada.
O toque de humor, ficou por conta do desabamento da lona do circo instalado na rua da conceição, todavia sem causar dano algum.



www.baciadojacuipe.com.br
Texto: João Regis
Fotos: Ediomário Catureba

Chuva com vento forte derruba muros e destelhas casas na ciadade de Mairi

Centro de Geração de Renda

Choveu na tarde desta terça-feira, dia 22 de março, na cidade de Mairi, por volta das 16h e o vento forte derrubou muros e destelhou casas. A chuva durou cerca de 15 minutos e o vento forte derrubou parte do muro do Estádio Deraldão, derrubou três partes do muro do Clube 7 de Setembro, destelhou beirais dos telhados do Centro de Geração de Renda, do Salão Comunitário do Reviver e de várias casas.
Várias casas foram destelhadas, molhando móveis, eletrodomésticos e outros objetos. As torres da operadora Vivo e dos canais de TV ficaram fora do ar.
Muro do Clube 7 de Setembro


Depois da chuva, dono conserta telhado de sua casa


Muro do Estádio Deraldão que faz divisa com o Cemitério



Fonte:www.agmarrios.blogspot.com

Riachão do Jacuípe - Vento arranca cobertura de fábrica e destrói escritório



O telhado voou como pedaço de papel e se encontrasse algum veículo na pista no momento que foi lançado a tragédia seria inevitável

Por volta das 15h15 desta terça-feira (22) o céu estava encoberto por nuvens que sinalizavam a chegada de chuvas em poucos minutos em Riachão do Jacuípe, quando der repente ventos fortes destelharam um compartimento da fabrica Rui Barbosa que atua na confecção de componentes para calçados que fica ás margens da BA 120, próximo ao acesso urbano. A cobertura de zinco do deposito de óleo, foi lançado por 40 metros, passando sobre uma área verde, por cima da cerca, atravessou a pista da BA 120 e caiu entre o acostamento e cerca de proteção da área de terra localizada logo à frente.

Além da cobertura, um imenso portão de ferro caiu para dentro da parte interna da fábrica. Mas o dano maior aconteceu no escritório da diretoria que mais parecia que havia sofrido com terremoto, destruiu o fôrro do teto e equipementos eletrônicos . O incidente foi muito rápido e causou interrupção de energia elétrica.

Pelo menos 60 funcionários estavam na fábrica no momento, apesar do susto ninguém ficou ferido. O gerente da empresa Osmar Garcia ao verificar a grande proporção de destruição liberou a turma para ir verificar suas casas, pois bem próximo a fábrica uma casa havia sido parcialmente destelhada, derrubou um outdoor e quase dividiu ao meio uma árvore da especie algaroba localizada em um terreno baldio entre as instalações da indústria e as casas residenciais, foi partido ao meio. Nesta mesma área estava fixado um outdoor, que veio ao chão.

Os ventos arrancaram por completo o telhado “ ele veio por baixo e suspendeu todo telhado e nós aqui na portaria vimos tudo e ficamos assombrados”, relator o segurança Celestino Barbosa, 28 anos. Ainda em estado de choque, o gerente, gaúcho natural do município de Campo Bom-RS, disse ao CN que foi tudo muito rápido. Ele a auxiliar Suzana Cavalcante estava no escritório quando tudo começou e tiveram que sair correndo, pois toda estrutura do forro da área onde funciona o escritório, começou a cair.

“Parecia uma cortina se abrindo”, contou Suzana.

Osmar disse que desceu a escada de acesso ao térreo onde fica a maioria dos funcionários, quando ouviu um grande barulho que assustou a todos. “quando fui vê, tinha sido uma grande porta de acesso a área de produção e a parte do fundo, que havia caído. Pelo peso da porta, se tem uma idéia da força do vento”, relatou.

“A porta foi arremessada sob o solo e por sorte não havia nenhum colega próximo no momento, pois já havíamos percebido o forte barulho do vento”, contou um dos funcionários que se identificou com “Bel”.

O vento aconteceu de forma localizada, atingindo apenas o galpão da fábrica e as residências localizadas no lado esquerdo, sendo que a Indústria SICOR, que fica vizinha, nada sofreu e permaneceu trabalhando normalmente.

O que pode ter ocorrido – De acordo com técnicos que o CN manteve contato, o que pode ter ocorrido na tarde de terça-feira em Riachão do Jacuípe, foram redemoinhos, ou seja, ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.
Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves. No caso da fábrica, apenas o telhado da casa de óleo foi arremessado ao solo.

Fonte: www.calilanoticias.com

Baixa Grande – Pagodeiro Bambam visita a Rádio Comunitária e participa de bate papo com locutor e ouvintes


Na tarde de sexta feira 18 de março de 2011, de Salvador pra Baixa Grande o cantor Bambam concedeu um bate papo na Radio Comunitária Baixa Grande FM onde falou sobre sua carreira.

Ele que já fez partes de várias bandas de renome, entre elas a Psirico com Marcio Vitor, Parangolé do Léo Santana e Pagodart, fazendo mais sucesso na última.

Atualmente seguindo carreira solo, ele falou sobre o começo e também das suas músicas de sucesso.

Se preparando para gravar seu segundo CD e seu primeiro DVD, o locutor Florivaldo Campos, elogiou a qualidade das músicas de autoria do cantor, onde com a liberdade de expressão faz com que alguns cantores criem músicas apelativa e pornográfica, ele falou que deve se tomar muito cuidado, que deveras são músicas apelativas e descartável, fazendo sucesso poucos meses e depois não se ouve mais segundo Bambam o essencial é fazer músicas com uma mensagem coletiva que venham agradar á todos os públicos, desde crianças á idosos á toda classe social

Citou ainda para todos ouvintes que uma frase que aprendeu desde o início da sua carreira: "O difícil não é fazer sucesso e sim manter o sucesso".

No final do bate-papo a agradeceu á todos ouvintes e se prontificou a fazer um arrastão em Baixa Grande, levado alegria á população, e segundo o mesmo dependia "só dos cabeças", pra estar realizando e também com o apoio da 87,9 e diz que não viria como artista mas como um parceiro.





www.baciadojacuipe.com.br
Por:Dinialy Vieira

12 de março de 2011

Paróquia de Baixa Grande celebra quarta-feira de Cinza - Abertura da Campanha da Fraternidade 2011

Na noite da última quarta-feira dia 9 de março de 2011, muitas pessoas se reuniram na Matriz para celebrar a Quarta-feira de Cinzas onde os cristãos receberam um pouco de cinzas em forma de cruz na testa como símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, onde o celebrante foi o Pe. Jeoval. Alem da celebração da cinza, foi dado inicio a Quaresma e houve a abertura da Campanha da Fraternidade 2011 com o tema deste ano “Fraternidade e vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Este ano a CF é direcionado para a questão ambiental, com grande foco nas mudanças climáticas. Sendo que não é a primeira vez que o temas envolvendo a natureza vem em pauta na Campanha. O que nos reforça a idéia da gravidade dos problemas, que ela vem sofrendo. Catástrofes acontecendo, quantidade exageradas de chuvas, calor em excesso, tsunamis, furacões. Comenta Jeoval Rios. E segundo ele a vontade de Deus é de "que todos tenham vida e a tenham em abundância" e certamente Deus não nos colocou nesse mundo para vivermos destruindo a natureza por culpa do consumo, ambição e orgulho nosso. Assim como agimos de forma destruidora, podemos fazer o contrário e tentar amenizar esses impactos. E é esse a proposta da CF, despertar em todos nós um espírito de solidariedade, perdão, e consciência.

Por:Dinialy Vieira









8 de março de 2011

Neusa defende empoderamento das mulheres e apoia grupo de produtoras e sambadeiras

No Salão ouve-se o som da cultura popular. O reisado forte expressão cultural no Território Bacia do Jacuípe anima a manhã deste sábado 05 de março de 2011, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande-BA, onde cerca de 100 pessoas comemoram o dia Internacional da Mulher. A deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA) convidada para o evento fica encantada com o desempenho das mulheres sambadeiras. Ela fazem parte de um grupo cultural do Projeto “Renovando a Cultura, Cultura se Faz ” do Ponto de Cultura idealizado pelo próprio sindicato. A experiência desenvolvida desde 2009, tem o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia e do Ministério da Cultura e faz formação de mulheres visando o combate a violência com oficinas de economia solidária, artesanato, balé, hip hop, capoeira, música e teatro. No local também há biblioteca e acesso à internet. Geração de renda - No mesmo dia além de palestras e muita música também houve reunião da deputada Neusa com um grupo de 20 mulheres integrantes do grupo de produtoras, que também é coordenado pelo sindicato. Elas produzem polpa de frutas para alimentação escolar e juntas, em 2010, comercializaram R$ 14 mil para a prefeitura e R$ 9 mil para a Conab. “Agora a gente quer montar uma mini indústria para melhorarmos nosso trabalho”, explicou Andréa Cerqueira, uma das coordenadoras da iniciativa. Ela explicou também que o grupo de produtoras surgiu exatamente durante as comemorações do oito de março do ano passado. No todo o ano elas trabalharam principalmente com polpa de umbu, goiaba, cajá, acerola, seriguela, manga, dentre outras frutas. As mulheres prepararam um projeto que foi apresentado à deputada. “Olha eu estou recebendo o projeto e me comprometo em ajudá-las a buscar fonte de financiamento para a estruturação do trabalho de vocês. Precisamos agora fazer a planilha de custos e adiantar a regularização do empreendimento”, disse Neusa. Ficou agendado para dia 04 de abril um encontro das mulheres com uma técnica do Mandato da Gente visando iniciar o processo de constituição de uma cooperativa. O que é um Ponto de Cultura? O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva. “Os Pontos de Cultura são espaços permanentes de experimentação, encanto, transformação e magia”, definiu Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República. “O Ponto de Cultura é “uma espécie de ‘do-in’ antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do País”, explicou Gilberto Gil, Ex-ministro da Cultura . Saiba mais: Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário. Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.




Fonte: www.neusanaweb.com.br

6 de março de 2011

Sindicatos dos Trabalhadores Rurais celebra o Dia Internacional das Mulheres

Na manhã de sábado, 5 de março de 2011, o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande reuniu dezenas de mulheres para comemorar o dia que é dedicado à sua luta, a secretária de mulheres do STR justificou a ausência do Presidente Jairo Rios, que o mesmo se encontrava em Mairi participando do processo de eleição do STTR. Pe. Joeval Rios, falou da importância das mulheres na construção de uma sociedade, mostrou exemplo de várias mulheres que fizeram história, a exemplo da Ir. Dulce, Maria da Penha, Margarida Alves, que na luta pela terra perdeu sua vida, entre outras mulheres.
Joanita Sousa Rios, falou das deturpações das mulheres que é direcionado para as mulheres através de musicas e outras mídias. Lembrou que a mulher é uma essência de qualidade e luta.
Convidada para participar do evento a Deputado Estadual Neusa Cadore, elogiou o trabalho realizado pelo STR de Baixa Grande em pro, das mulheres, a exemplo da secretaria da mulher. E para encerrar o vento as mulheres caíram no samba animado pelo grupo de reisado da fazenda Piaui.

Fonte:
www.baciadojacuipe.com.br
Por:Ediomário Catureba

Sindicatos dos Trabalhadores Rurais celebra o Dia Internacional das Mulheres

Na manhã de sábado, 5 de março de 2011, o Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande reuniu dezenas de mulheres para comemorar o dia que é dedicado à sua luta, a secretária de mulheres do STR justificou a ausência do Presidente Jairo Rios, que o mesmo se encontrava em Mairi participando do processo de eleição do STTR. Pe. Joeval Rios, falou da importância das mulheres na construção de uma sociedade, mostrou exemplo de várias mulheres que fizeram história, a exemplo da Ir. Dulce, Maria da Penha, Margarida Alves, que na luta pela terra perdeu sua vida, entre outras mulheres.
Joanita Sousa Rios, falou das deturpações das mulheres que é direcionado para as mulheres através de musicas e outras mídias. Lembrou que a mulher é uma essência de qualidade e luta.
Convidada para participar do evento a Deputado Estadual Neusa Cadore, elogiou o trabalho realizado pelo STR de Baixa Grande em pro, das mulheres, a exemplo da secretaria da mulher. E para encerrar o vento as mulheres caíram no samba animado pelo grupo de reisado da fazenda Piaui.

Fonte:
www.baciadojacuipe.com.br

Deputada Neusa Cadore na Rádio Baixa Grande FM


A deputada Neusa Cadore concedeu entrevista na Rádio Comunitária Baixa Grande FM nesta sexta-feira (04.03), em Baixa Grande-BA.

Na entrevista, conduzida por Judelson Queiroz, Neusa falou sobre sua atuação na Assembleia Legislativa visando combater a violência doméstica e a inclusão produtiva das mulheres. Ela defendeu a organização das mulheres em associações, grupos e cooperativas. Segundo ela, o Brasil está vivendo grande momento e que Dilma em pouco tempo já mostrou seu compromisso com as mulheres.

Comunicador Judelson Queiroz entrevista a deputada Neusa Cadore.

Texto:Paulo Marcos
Fotos:Ediomário Catureba/Portal Bacia do Jacuípe