8 de agosto de 2011

I Encontro de Comunicadores realizado na cidade de Pintadas rende bons frutos

No último sábado 06 de agosto de 2011, foi um dia especial e histórico para a comunicação dentro do território Bacia do Jacuípe, com a realização do primeiro encontro de comunicadores da região.
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Pintadas e reuniu representantes de 06 municípios do território, e ainda representatividade do município de Capim Grosso. Além dos comunicadores da região esteve presente Naiara Silva – MOC (Movimento de Organização Comunitária) facilitadora do encontro.
Outra significativa presença no encontro foi a de Antônio do Carmo, representante da SECOM, Secretaria de Comunicação do Estado a sua participação na oportunidade reforçou a importância da organização dos comunicadores dentro do território.
Apesar do atraso para o início o encontro começou com todos extremamente dispostos a participar ativamente, o responsável por recepcionar os comunicadores foi o presidente da Câmara de Vereadores de Pintadas Valberto Márcio que destacou em sua fala a dificuldade que os meios de comunicação comunitária enfrentam para sobreviver.
Logo depois Marinor de Carneiro, representando as rádios comunitárias pontuou a ansiedade pra que o encontro trouxesse bons frutos às rádios comunitárias que tanto precisam de apoio.
Representando o movimento de comunicação digital, Ediomário Catureba destacou o quanto a internet é importante dentro da comunicação territorial, tanto que o torna o território de identidade mais atuante no quesito comunicação.
Mas a fala mais aguarda da abertura certamente era a de Antônio do Carmo o representante da Secom falou sobre a política adotada pelo Governo do Estado, que serve para aproximar o poder público da população.
O evento serviu para discutir a sustentabilidade dos veículos de comunicação dentro do território principalmente a capacitação dos profissionais para atuar na propagação de informações, para isso duas iniciativas foram definidas, como prioridade, a primeira foi a implantação do GT de Comunicação, o qual passará agora pela aprovação final do CODES.
A outra iniciativa é a criação de grande portal de informações na internet, o veículo de comunicação digital servirá para integrar blogueiros de todo o Território, com objetivo de ganhar mais força e captar recursos para a sustentabilidade da categoria.
Na oportunidade foram estabelecidas as primeiras metas para o GT de Comunicação que terá o seu primeiro encontro no próximo dia 25 de setembro em Ipirá, confira abaixo:
Articulação com os municípios para desenvolvimento da comunicação no território;
Mobilização intermunicipal em todos os segmentos da comunicação;
Criação de uma entidade representativa do território; 
Identificar as demandas existentes na Bacia do Jacuípe no que diz respeito à comunicação e construir estratégias para atendê-las;
Acompanhamentos dos debates do CODES Bacia do Jacuípe; 
Realizar estudo e revisão para implantação das ações do PTDRS; 
Contribuir com comunicação institucional do CODES;
O GT de comunicação é composto por comunicadores dos diversos segmentos como Comunicadores Comunitários, Blogueiros, Publicidade Volante, comunicadores comerciais e entidades de comunicação.
Para iniciar o processo de articulação do GT foi escolhida uma diretoria que é formada inicialmente por Edinei Nascimento de Pintadas, Agmar Rios de Mairi e Ediomário Catureba, estes responsáveis por articular a estruturação inicial do grupo de trabalho.
Naiara Silva 
Redação: Edinei - Portal Pintadas
Fotos: Agmar Rios e Edinei

Nenhum comentário:

Postar um comentário