30 de janeiro de 2012

Mesmo com fim do acordo para cota, SPFW aumenta número de modelos negros

As new faces negras que mais se destacaram na temporada de inverno 2012: Marina Nery, Daiane Sodré e Daniela Braga
  • As new faces negras que mais se destacaram na temporada de inverno 2012: Marina Nery, Daiane Sodré e Daniela Braga

Em 2009, a organização do SPFW firmou um acordo com o Ministério Público Estadual se comprometendo a trazer às passarelas - durante quatro temporadas - uma cota miníma de 10% de negros e afrodescendentes. Durante a vigência do acordo, que acabou na temporada de Verão 2012 em junho passado, a Luminosidade (empresa que organiza o evento) precisava entregar fitas e fotos que comprovassem os números, mesmo não havendo qualquer tipo de multa caso a cota não fosse cumprida.

Mesmo com o fim do acordo formal, a organização do evento diz continuar incentivando os estilistas a mostrarem em seus desfiles um pouco mais da diversidade étnica brasileira. E parece que funcionou. Segundo levantamento feito pelo UOL, a presença de modelos negros cresceu cerca de 15% em relação à última temporada - a conta leva em consideração apenas os desfiles de marcas que se apresentaram em ambas as temporadas. Veja na tabela abaixo do texto o comparativo.  



Além de tops como a angel Laís Ribeiro, Gracie Carvalho, Samira Carvalho e Carmelita Mendes, essa temporada viu surgir novos rostos que fogem do esterótipo de "menina branquinha com cara de europeia", como Marina Nery - que fez 23 dos 29 desfiles da estação -, Daiane Sodré e Daniela Braga, entre tantas outras. Já entre os meninos, os destaques foram os experientes Ronaldo Martins, Joseph Ackon e Jhone.






Fonte:UOL




Nenhum comentário:

Postar um comentário