20 de outubro de 2011

Baixa Grande – Chuva trás alegria pra muito e prejuízo para outros

As chuvas que caíram sobre o município na tarde de ontem, 18 de outubro trouxeram alegria para muitos, principalmente na zona rural, enquanto a zona urbana muitos moradores tiveram prejuízo. A estrutura das ruas muitas vezes precárias, construção encima de riachos, entre outras irregularidades, desflorestamento dos altos fazem com que as águas das chuvas desçam em quantia que certamente invadirão as casas, coisa que acontece em quase todas as chuvas e trovoadas.
Na tarde de ontem, choveu cerca 35min. Foi o bastante para derrubar diversas motos que estavam estacionadas a beira dos meios fios, causando prejuízo aos proprietários.
O Portal Bacia do Jacuípe flagrou motos sendo levada pelas correntezas, umas das motos pertence a balconista, Janicleide Silva, ela comentou que seu veiculo se encontra na oficina, onde o prejuízo ainda não foi calculado, já se sabe que terá que abrir o motor, onde foi misturados o combustível ao óleo do motor, além de ter amassados diversas outras peças.
Outros prejuízos foram nas escolas onde diversos estudantes da zona rural não puderam se deslocar até a cidade, devidos à destruição de algumas estradas vicinais.


19 de outubro de 2011

Baixa Grande - Município será sede da Conferência Territorial de Cultura

 Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura

A Secretaria de Cultura da Bahia deu início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura no mês de julho com a realização de conferências municipais. Durante os dias 18 e 19 de outubro (terça e quarta-feira), Baixa Grande sediará a Conferência Territorial de Cultura. A cidade será o ponto de encontro de artistas, dirigentes municipais de cultura, produtores culturais, professores, estudantes, fazedores e agitadores culturais dos vinte e um municípios que compõem o Território Bacia do Jacuípe.
A abertura do evento ocorrerá no CTL (Centro de Treinamento de Líderes), a partir das 18 horas, do dia 18/10, com o credenciamento dos participantes. A abertura da Conferência Territorial de Cultura contará com a participação de autoridades municipais e do estado da Bahia e com a apresentação de grupos culturais do Território Bacia do Jacuípe. As atividades do segundo dia acontecerão no mesmo espaço.
A conferência é o “lugar” de encontro da sociedade com o poder público, configurando-se como uma instância de consulta que já se notabiliza por ser instrumento de escuta e deliberação. A tarefa dos participantes na Conferência é a construção do Plano Territorial de Cultura. Coletivamente e por meio do diálogo, os conferencistas irão propor políticas públicas a partir das demandas socioculturais. É a democracia ativa e direta sendo praticada pela Bahia afora.
As demandas levantadas a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Setoriais e Territorial de Cultura se constituirão em efetiva elaboração do Plano Estadual de Cultura. Por isso, o tema da IV Conferência de Cultura da Bahia: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”.

PROGRAMAÇÃO:
1º DIA | 18/1018h | CREDENCIAMENTO
19h | CERIMÔNIA DE ABERTURA COM CELEBRAÇÃO CULTURA

2º DIA | 19/108H |CREDENCIAMENTO
9H |GRUPOS TEMÁTICOS/EIXOS
• Apresentação do grupo
• Exibição de vídeos com metodologia da IV CEC
• Leitura das proposta elaboradas nas conferências municipais e priorizadas das propostas que serão transformadas em projetos
• Elaboração das propostas de projeto/Formulário III
12h39 | INTERVALO DE ALMOÇO
14H |CONTINUAÇÃO DPOS GT’S
• Elaboração de proposta de projeto/formulário de resultados
• Escolha de representantes do grupo para apresentação dos resultados na plenárias
16h50 | PLENÁRIA
• Orientação sobre os próximos passos
• Compartilhamento de resultados
• Eleição de delegados para etapa estadual da IV CEC
18H20 | ENCERRAMENTO COM CELEBRAÇÃO CULTURAL

Baixa Grande – Cantor Lázaro faz multidões cair na dança e adoração


Apensar do semblante de cansado, o Cantor Lázaro faz sua participação no terceiro dia de festa do Aniversário de 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil e 38 anos de Assembleia de Deus em Baixa Grande. 
O evento que teve início na sexta-feira, 14 de outubro, animou muita gente com as programações, cerca de 160 membros da denominação fizeram uma coreografia das letras CENTENÁRIO, e o 100, simbolizando o centenário da Assembleia de Deus no Brasil. o evento foi encerrado com a participação do Cantor Lázaro, ele cantou os grandes sucesso do seu primeiro CD, em muitas dela o publica participava como se force um coral, além de ter cantado diversos sucesso de seu novo CD.

O Cantor brincou com crianças, testemunhou, orou pelos viciados em cigarros, drogas etc. e no final de sua participação falou que estava sentido muitas dores, desde o momento que chegou ao local, onde os pastores presente oraram pelo mesmo.

Por: Ediomário Catureba





As nigrinhas

Baixa Grande – Município sediará encontro do Arte educação

Professores, Diretores, Coordenadores e Arte educadores das escolas piloto do projeto Arte pela Educação na bacia do Jacuípe participaram da última etapa de Formação do projeto nos dias 21 e 22 de outubro no CTL - Centro de Treinamento de Líderes. Para esses dias está previsto:
1º dia: Fórum de Arte Educação
- Palestra: Educação Contextualizada;
- Palestra: Educação Inclusiva;
- Palestra: Gênero e Diversidade Sexual;
- Palestra: Diversidade Étnica
2º dia: Construção dos Planos de ação das Escolas Piloto
O projeto coordenado pela Companhia Artes Cênicas Rheluz e o GT de Cultura do Território da Bacia do Jacuípe tem a participação de onze municípios e propõe a criação de um espaço de debate, mobilização e qualificação de arte-educação, contribuindo diretamente com a valorização da arte popular e a construção de uma nova concepção de Arte-Educação no processo de ensino e aprendizagem.

A iniciativa desenvolve a formação com Arte-Educadores dos municípios do Território em três etapas. Durante a formação tanto dos Arte-Educadores quanto dos professores, estão desenvolvendo trabalhos de replicabilidade nas escolas ou/e projetos de Arte-Educação do seu município.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba com informações da Professora: Surama

Conferência vai reunir mulheres dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal e Portal do Sertão.


Com o objetivo de elaborar uma plataforma de políticas públicas para as mulheres com base para a elaboração e o fortalecimento do II Plano Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada nos dias 20 e 21 de outubro na Fundação Senhor dos Passos em Feira de Santana a Conferência Interterritorial de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema "Autonomia social, econômica, política e cultural das mulheres: desafios para a construção da igualdade de gênero, o evento vai reunir lideranças femininas e representantes de organizações sociais dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, para debater as demandas e pautar encaminhamentos nos eixos de saúde, educação, comunicação, prevenção da violência e participação social.
Fonte: MOC

Baixa Grande – Pr. Jorge recebe titulo de cidadão baixa-grandense


Na ultima noite dos festejo de aniversário da Denominação Assembleia de deus em Baixa Grande, o Pastor e Presidente do campo em Baixa Grande (Jorge Luiz Ribeiro de Souza) recebeu o titulo de cidadão baixa-grandense, a indicação foi do Vereador, Reinaldo Brito de Carvalho, quando o mesmo apresentou um Projeto de Lei em 11 de agosto de 2010, n º 007, solicitando da câmara a concessão do título a três “autoridade espirituais”, Pe. Jeoval Rios, Freira, Maria Jovelina e ao Pastor Jorge Luiz. A mesma foi sancionada pelo prefeito municipal pela lei municipal 138 em 11 de novembro de 2010.
Para a entrega deste título foi realizado uma sessão solene com a presença de 7 dos 9 vereadores do município. A sessão foi realizada no palco do evento, fazendo parte da programação da noite de festejo.

17 de outubro de 2011

Baixa Grande - Descoberto Sitio paleontológico


De branco Rômulo Fontoura, de marron Ismar e de azul Ricardo

Sitio paleontológico é descoberto em Baixa Grande. Por iniciativa do vereador Rômulo Fontoura de Baixa Grande e o dono da propriedade em Lagoa do Rumo “ Seu João “, estudos se aprofunda e indica a criação de um museu em Baixa Grande, o turismo poderá chegar a 30 mil visitantes por ano a partir de 2014.
Zoneamento da área escavada
Utilização de retroescavadeira para a remoção da camada de lama que cobre o nível fossilífero.
Retirando um bloco de rocha contendo uma defesa de Stegomastodon waringi. Um árduo e sistemático trabalho que levou 3 dias para ser concluído com sucesso.

Leia entrevista abaixo  do pesquisando Ricardo sobre os achados:

Ricardo, qual a importância dos achados para Baixa Grande e para a paleontologia ?
A importância, como todos os achados paleontológicos, é enorme. O depósito fossilífero da Lagoa do Rumo tem sido sistematicamente escavado desde fevereiro de 2008, revelando fósseis de mamíferos extintos há aproximadamente 10.000 anos. Os registros destes fósseis são comuns no Nordeste brasileiro, principalmente nos tanques do Planalto da Borborema localizados nos estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Na Bahia, suas ocorrências ocorrem predominantemente nas cavernas da Chapada Diamantina, sendo poucos os registros em tanques baianos.

É possível haver geração de renda e turismo por conta deste achados?
Sim, é possível. Para tal faz-se necessário a criação de um Museu de Paleontologia, como ocorre em diversas cidades de pequeno e médio porte por todo o Brasil (ex: Santana do Cariri (PE), Peirópolis (MG), Souza (PB), Maravilha (SE), entre outros). A partir da criação do museu de Paleontologia parte deste material poderá ficar no Município de Baixa Grande, promovendo desta forma uma exposição permanente representando os achados do município. Porém não basta somente criar o Museu, mas também divulgá-lo. Desta forma moradores de cidades vizinhas, viajantes a caminho da Chapada Diamantina, entre outros, poderão visitar o município e aquecer a economia local. 

Quantos tipo de  animais foram encontrados e qual a datação dos mesmo?
Foram encontrados os seguintes animais: Eremotherium laurillardi, a maior das preguiças gigantes; Panochthus greslebini, um “tatu” gigante; Stegomastodo waringi, o extinto elefante sulamericano; um Toxodontinae, animal herbívoro de grande porte, semelhante ao hipopótamo. Nos dois últimos anos novas descobertas foram feitas: a presença de uma outra espécie de preguiça terrícola, Catonyx cuvieri; a presença de um Tayassu sp. (porco do mato, animal ainda vivente); além de mais duas espécies de tatus gigantes, representados por fragmentos de suas carapaças: Pampatherium humbolditi e Glyptodon clavipes. As datações realizadas em fósseis do depósito apontaram uma acentuada mistura temporal na assembléia fossilífera. Um artigo científico acaba de ser submetido a uma revista internacional (Quaternary International), em parceria com os pesquisadores Oswaldo Baffa, Angela Kinoshita, Ana Maria Graciano Ribeiro e Ismar de Souza Carvalho relatando a datação por Ressonância Magnética Eletrônica realizada em dentes de Stegomastodon waringi (AMEPR1)e de Toxodontinae (AMEPR2  e AMEPR3) obteve os seguintes resultados: 50.000 ± 10.000 anos antes do presente para o Stegomastodon, 43.000 ± 8.000 anos para o primeiro Toxodontinae, e 9.000 ± 2.000 anos para o segundo Toxodontinae. Este trabalho já foi apresentado em congressos na Polônia e na Argentina.

Como descobriu os achados em Baixa Grande?
A descoberta dos fósseis, ocorrida de forma acidental, nos foi reportada por Rômulo Fontoura. Nos foi enviada uma foto do material descoberto inicialmente pelo Sr. João França, proprietário do terreno onde estes fósseis foram encontrados, questionando se estes seriam pertencentes a dinossauros, devido ao tamanho dos ossos. Relatamos que não, que eram de mamíferos. Posteriormente fizemos uma visita ao depósito para estudar sua viabilidade para que fosse realizado um estudo amplo do depósito. O depósito se mostrou perfeito para a pesquisa que gostaríamos de realizar, gerando uma Dissertação de Mestrado, ao longo dos anos de 2008 e 2010, e recentemente uma tese de Doutorado, além de uma monografia de conclusão de curso. 

Qual  o prazo final para a pesquisa ?
O doutorado em andamento deve ser concluído em março de 2014. É difícil estabelecer uma prazo para a conclusão das escavações, as quais podem se prolongar por alguns anos após 2014, devido ao tamanho do depósito, a espera de condições climáticas propícias para serem realizadas as escavações (durante uma estiagem), além de do ritmo de trabalho durante as escavação, por vezes muito lento, para que o material, já bem frágil, não seja danificado durante a coleta. Neste último campo, levamos 3 dias para retirar do depósito uma única peça, tomando todos os cuidados necessários para que esta não fosse danificada.

A UFRJ poderá ajudar Baixa Grande na implantação de um museu e modelo gestor para o turismo ?
Sim. Possuímos um grupo de estudo no Departamento de Geologia voltado para o estudo do patrimônio geológico e paleontológico, e de qual a relação entre as instituições museológicas e as comunidades locais. Conversei com o aluno de Doutorado de Programa de Pós Graduação em Geologia da UFRJ, Wellington Francisco, com uma grande experiência no setor, tendo realizado duas monografias e uma dissertação de mestrado sobre o assunto. Na atualidade, este pesquisador estuda o Parque dos Dinossauros, em Souza na Paraíba. Após contactá-lo, demonstrou grande interesse em participar da implementação de um projeto museológico para Baixa Grande. O email deste pesquisador é tonlingeo@yahoo.com.br.

Nós da UFRJ ficamos muito contentes com o interesse demonstrado pela prefeitura de Baixa Grande nestes achados, e esperamos trabalhar em parceria tanto nas futuras expedições quanto na implementação do projeto museológico para o município, divulgando desta forma tanto o município, quanto a ciência paleontológica. Abaixo algumas fotografias de alguns dos fósseis encontrados e do árduo trabalho de escavação.

Atenciosamente,

Ricardo da Costa Ribeiro

MSc em Geologia pela UFRJ, Doutorando em Geologia, bolsista da CAPPES

Fonte:http://agmarrios.blogspot.com

11 de outubro de 2011

Banda Gatos Multi Cores agitou crianças e adulto em festa para comemorar o dia da criança

O festejo reuniu a criançada do município na Praça Manoel Ribeiro Soares, onde estava instalado um verdadeiro parquinho de diversões permitindo as crianças se divertirem nos brinquedos. Também foi realizada diversas apresentações em parceria com os adolescentes do Programa ProJovem, Secretaria Municipal de Educação, professores e diretores das escolas e os catequista. Os alunos do curso de Pedagogia da UNEB também participaram do evento com oficinas de jogos.
Para finalizar a Banda Gatos Multicores animou a criançada com canções de mensagens educativas, levando a magia do mundo infantil a todos os presentes.
Banda se apresenta vestido de gatos e cantando sucessos infantis, era de se esperar o público infantil, adultos, jovens, enfim pessoas de todas as cidades pulavam e cantavam os sucessos infantis dos anos 80 e 90, entre outros sucessos que já virou mania entre as crianças. O Evento foi realizado na tarde do último domingo, 09 de outubro, é uma realização da Secretaria de Assistência Social.
Fonte:www.baciadojacuipe.com.br
Com informações do Abre Aspas News –Fotos:Dinialy Vieira








5 de outubro de 2011

Baixa Grande - Idoso baleado durante assalto morre no HGCA


Morreu no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) na manhã desta terça-feira (4) o idoso Francisco Andrelino da Conceição, (Chico Vaga-lume) 66 anos, que morava no município de Baixa Grande.

Segundo familiares, no domingo passado, a casa foi invadida por homens armados, enquanto ele dormia. Após o roubo, os assaltantes balearam Francisco no peito e nas costas.

O latrocínio será investigado pela policia local, e o corpo foi encaminhado ao necrotério do Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Francisco morava na Fazenda Jenipapo, próximo ao Povoado de Lagoa do Mamão.

Chico Vagalume, como era carinhosamente conhecido por todos em Baixa Grande, era uma pessoa alegre e sem inimigos. Na última eleição municipal tivemos o prazer de conviver com Chico os palanques, já que ele era candidato a vereador e o público delirava com o seu discurso simples e divertido. Chico também era apaixonado pelo samba. Cidadão honesto trabalhador e que deixa para todos, um legado de como viver uma vida simples e com dignidade.

 
Esta é mais uma vitima do descaso das autoridades brasileiras com a droga a praga do século XXI. Até quando outros tantos Chico Vagalumes terão que morrer para que a nossa sociedade se levante e cobre dos nossos deputados leis mais severas. 

 
Num país que se vangloria em sediar uma copa do mundo gastando fortunas, agente assiste a todo instante, brasileiros morrendo por falta de atendimento nos nossos hospitais e a violência ditando a ordem do dia.

Fonte: Blog Central de Policia, com informações de Denivaldo Costa e Blog Caboronga Notícias

Baixa Grande - Evangélicos unem na organização de um Bazar Beneficente

Está acontecendo em Baixa Grande desde segunda-feira, 03 de outubro, e irá até 08 de outubro, um grande Bazar Beneficente em prol da cirurgia do jovem Moises Batista, que será feita nos Estados Unidos no valor U$$ 55.000 (R$ 90.000) estando incluso o programa de fisioterapia, moradia e transporte.

E você que é de outro município, e quer colaborar com este ato de solidariedade, você pode depositar através da: Caixa Econômica, n° do Banco 104, conta 12184-0, Agencia 3233, Operação 014.

Fonte:www.abreaspasnews.com

Baixa Grande – paróquia realiza caminha Bíblica 2011

No último domingo, 02 de outubro a paróquia Nossa Senhora da Conceição de Baixa Grande, realizou a tradicional Caminhada Bíblica, o evento envolve comunidades dos quatros cantos do município, dela sai pela madrugada e vão a pé até a sede, onde se reúnem todos e realiza a missa em comemoração ao Mês da Bíblia. O tema deste ano foi: A Travessia passo a passo se faz o livro do Êxito.
Um dia de muita animação, celebrações eucarísticas, apresentações com participação de todas as comunidades.
O encontro aconteceu em frente a Igreja matriz, localizada à praça Manoel Ribeiro Soares, e depois percorreram alguma ruas da cidade subindo pro CTL (Centro de Treinamento de Lideres).
O Evento é realizado sempre no último domingo de setembro, mas este ano na mesma data foi realizado um evento diocesano na cidade de Bonitos, fazendo com que a Caminha fosse transferido para o domingo próximo.




Por: Ediomário Catureba com informações e fotos: Pe. Jeoval