Teve inicio na noite de quinta-feira, 11 de agosto a III Conferência de Cultura no Município de Baixa Grande, esta é a terceira cidade a realizar a conferência de Cultura, sendo que a primeira foi a cidade de Pé de Serra no dia 1º, a segunda foi a cidade de Serra Preta no dia 03, e durante o mês de agosto das às 14 cidades realizará a III Conferência de Cultura.
Em Baixa Grande o evento contou com a presença da comunidade e pessoas de influência na cultura territorial, como: Valdelson Gonçalves, coordenador do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe.
Representando a Secretária de Educação, o diretor de Cultura,
Everaldo Oliveira, ele explicou que a Conferência Municipal de Cultura é um espaço amplo para discutir anseios e necessidades no âmbito municipal, além de ser um espaço para propor tanto no âmbito municipal como territorial, e daí para o âmbito
estadual e federal. Falou de algumas ações feitas através destas conferências como o Sistema Municipal de Cultura.
O
Vereador Pedro Lima Neto, mostrou as lutas em preservar a cultura, para ele devemos buscar a realização da cultura no momento para se inspirando e preservando a cultura de antigamente.
O Coordenador do GT de Cultura da Bacia do Jacuípe,
Vandelson Gonçalves. Para ele depois da segunda conferência realizada, esta sendo a terceira é o momento de avaliar as proporções apresentadas nas anteriores e reforçar e propor a continuação na contribuição da cultura. “Este processo que estamos fazendo aqui é um passo para que um dia a sociedade crie um sistema de cultura englobe todos os seguimentos, pluralidade e diversidade”.
Isaias Júnior – Articulador de Cultura no Território explanou sobre os temas tratados este ano na III Conferência, pediu aos presentes que trouxesse artistas, pessoas de influência na cultura para ajudar a planejar e propor as ações e área em que o governa deve aplicar os recurso proveniente de nossos impostos.
As sexta será o momento da discussão das temáticas na cultura, com as programações:
7h30min – Credenciamento
8h00min – Exibição do vídeo com metodologia da Conferência
8h20min – Leitura e aprovação do Regimento
8h40min – Identificação das necessidades do município
9h40min – Leitura das Propostas municipais
10h10min – INTERVALO
10h30min – Priorização das propostas que serão transformadas em projeto
11h00min – Elaboração de propostas de projetos
12:30min – ALMOÇO
14h00min – Continuação dos GT’s – elaboração de propostas de projetos
PLENÁRIA
15h30min – Compartilhamento de resultados
16h00min – Escolha dos membros do GT de Articulação Municipal
16h30min – Escolha de delegados
17h00min - Encerramento
A Conferência Municipal de Cultura de Baixa Grande é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, conta com o apoio do Ponto de Cultura, Comitê de Cultura da Bacia do Jacuipe e da Secretaria Estadual de Cultura.
Durante o mês de agosto e inicio de setembro as 14 cidades do território realizará suas conferências e nos dias 18 e 19 de novembro será realizado a Territorial com a presenças de rrepresentantes dos 14 municpícios, que estarão em Baixa Grande.
Gavião - 18/08
Nova Fátima - 19/08
Várzea do Poço - 23/08
Várzea da Roça - 24/08
Ipirá - 25/08
Mairi - 26/08
São José do Jacuípe - 30/08
Riachão do Jacuípe - 31/08
Capela do Alto Alegre - 08/09
Pintadas - 09/09